Covid-19 Peritos estimam 4 mil casos por dia em novembro

Share Button

Subida “anormal” de casos deixa especialistas preocupados. Cuidados intensivos em risco de atingir limite na próxima semana. Norte sob muita pressão

Numa semana, o número médio de novos casos diários praticamente duplicou e supera agora os 2 mil por dia. Com o nível de contágio na população a subir de forma consistente desde o final de setembro, o crescimento da epidemia já é exponencial, preocupando os especialistas.

“As nossas previsões têm vindo a deslocar-se cada vez mais para cima desde essa altura, como consequência de o número médio de pessoas que cada infetado contagia (Rt) estar a aumentar.

Projetamos atingir 3500 novos casos no início de novembro, que poderão aparecer com dias de atraso nas estatísticas oficiais. E estimamos atingir 4 mil por dia na segunda metade de novembro. É muito preocupante”, afirma Manuel Carmo Gomes, professor de Epidemiologia na Universidade de Lisboa e um dos peritos que colabora com a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Ter 4 mil novos casos por dia significa que, em novembro, podem registar-se cerca de 28 mil infeções por semana. Número que supera os 21 mil que a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, tinha apontado em fevereiro, em entrevista ao Expresso, como o valor que então se estimava que seria atingido na semana mais crítica da epidemia.

Na altura, nem os especialistas nem o Governo acreditaram. Com o Rt a chegar agora aos 1,27 e a aumentar consistentemente, o cenário é mais grave. “

É para a região Norte que se estima o índice de transmissibilidade mais elevado, sendo inclusive o mais alto desde a fase inicial de crescimento na primeira onda”, aponta Baltazar Nunes, responsável do Departamento de Epidemiologia do Instituto Ricardo Jorge (INSA). Face à aceleração da epidemia, o Governo decidiu apertar as regras e decretar o estado de calamidade.

Este é um artigo do semanário Expresso. Clique AQUI para continuar a ler https://expresso.pt/coronavirus/2020-10-17-Covid-19.-Peritos-estimam-4-mil-casos-por-dia-em-novembro

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *