A situação parece ser bem pior das muitas outras, vai piorar bastante a partir de amanhã ao final do dia, segunda-feira(26).
Todo o país a partir de amanhã vai ficar sob aviso amarelo, passando terça-feira para laranja e depois sim no decorrer da intensidade dos ventos, trovoadas e chuvas intensas o aviso se estenderá para o vermelho o último mais grave numa escala de 4.
Atenção, o que está previsto vai mesmo a acontecer não há hipótese de as estatísticas falharem a tempestade já está em costa e já se pode notar a sua formação.
É de alinhar que a intensidade dos ventos vai originar um ciclone de categoria 1 podendo passar a 2, mas é uma situação de alguma incerteza passando para 2, mas 1 é garantido, a causa é dos fenómenos extremos de vento.
A tempestade vai entrar em primeiro lugar a sul do litoral e interior, e depois a partir de terça-feira o resto do país vai ser afectado por essa tempestade que ainda não tem nome.
O vento vai chegar aos 130 km/hora em todo o país, terras altas.
Iremos ter precipitação forte a muito forte, vento forte a muito forte de sudoeste, sudeste e oeste, vice-versa, ventos trocados originaram um ciclone.
A chuva que irá cair pode passar dos 200 ml.
Falando das ondas, as ondas vão passar dos 10 metros de altitude em toda a zona costeira.
Conte com temperaturas tropicais mediadas do dia de hoje domingo, máximas que vão ficar dentro dos 20ºC graus centígrados e mínimas entre os 10ºC e 13ºC, isto para o litoral de Norte a Sul, e no interior as máximas descem para os 15ºC e as mínimas para os 5ºC e 7ºC, não vai nevar quase nada, mas há uma possibilidade de 500 metros de altitude nada certo.
O que é certo mesmo, começando o dia de amanhã os ventos serão quentes do Norte de África, passando inicialmente pelo o Sul, Centro e Norte.
Preparem-se portugueses esta tempestade vai ser bem pior que a “Ana”.
VAI DURAR 15 DIAS !!!!
Fonte – IPMA